Postado 19 de junho de 2020
Junho no Brasil é sinônimo de começo do inverno, chegada do frio e o mais importante – mês de Festa Junina.
A temporada de Festas Juninas pelo país é um dos momentos mais aguardados do ano e, segundo o Ministério do Turismo, essas celebrações estão entre as mais populares no calendário cultural do Brasil, perdendo apenas para o Carnaval!
Não somente os brasileiros se divertem, mas muitos visitantes do mundo todo aproveitam a oportunidade para aprender e experimentar uma variedade de ritmos e costumes tradicionais brasileiros.
A Festa Junina é um festival de tradição católica que foi introduzida no Brasil durante a colonização do país por Portugal (de 1500 a 1822).
Seus eventos são baseados nas festividades do verão europeu, que celebram a colheita e os santos, principalmente Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).
Apesar de suas origens religiosas, a ênfase da Festa Junina está em um grande encontro social de dança, bebida e comidas típicas.
Todo o Brasil celebra esse evento todos os anos. As principais cidades têm as maiores celebrações, embora eventos menores e individuais possam ser encontrados.
São realizadas em diferentes locais, que variam de escolas à igrejas, incluindo bairros, bares e espaços para eventos.
As maiores festividades acontecem no nordeste do Brasil, onde a escala de comemorações é semelhante ao carnaval .
A Festa Junina começa em conjunto com o inverno do Brasil e dura todo o mês de junho. Em algumas áreas – especialmente norte e nordeste – continua até julho.
O festival, a princípio, celebra a colheita. Portanto, os eventos passaram a assumir um tema rural, assim como os trajes – que se assemelham a um estilo típico do campo, o “caipira” e evocam imagens de agricultores.
A dança também é uma parte importante das celebrações e está centrada na quadrilha – uma dança típica da Festa Junina acompanhada de músicas que permeiam o xote, o xaxado, o baião e o forró.
A maioria dos lugares organiza barracas de comidas e bebidas e outras brincam com jogos típicos que ganham prêmios com a pescaria, boca do palhaço ou arremessos de argola. Algumas partes incluem também uma fogueira, uma tradição típica do sul do Brasil.
As comemorações da Festa Junina são relativamente iguais em todo o Brasil, com algumas exceções no nordeste do país, onde as festividades são mais extravagantes e duram mais.
No entanto, há um lugar onde o festival é muito diferente: no estado do Maranhão. A Festa Junina é comemorada por variações de um evento chamado Bumba Meu Boi.
Essa dança está enraizada nas classes sociais historicamente mais baixas do Brasil e acredita-se que tenha começado quando escravos e residentes rurais criaram seu próprio evento como uma rebelião passiva contra a rica classe alta.
A festa tem uma função narrativa, no entanto, por ter tantas variações, é impossível identificar uma única história. A maioria das fábulas é vagamente construída em torno da história de um touro morrendo e depois voltando à vida.
A comida de Festa Junina é reconfortante e utiliza ingredientes locais – o que seria de esperar de pratos feitos no campo.
Você pode encontrar um pouco mais sobre cada uma e como prepará-las nesse post: Comidas típicas de festa junina
Existem algumas bebidas muito comuns nesta época do ano, como o quentão e vinho quente.
Encontre o modo de preparo e um pouco mais sobre cada uma delas nesse post: Quentão e outras bebidas de festa junina.
Camisa xadrez, sem dúvidas! Tanto para homem, quanto para mulheres. Além disso, muitas meninas usam vestidos no estilo caipira e trança nos cabelos e pintam sardas nas bochechas, enquanto os meninos fazem “bigode”.
Aproveite o mês de junho e organize sua festa junina! Pendure as bandeirinhas coloridas, tire a camisa xadrez do guarda-roupa e coloque a mão na massa para uma Festa Junina inesquecível!