Postado 12 de novembro de 2020
Os fornos modernos e embutidos podem incluir uma série de recursos de alta tecnologia. Portanto, escolher o melhor forno de embutir para você é uma tarefa que precisa ser bem estudada. Não se preocupe, nosso guia pode te ajudar!
Primeiramente, se você não entender o básico direito, pode acabar com um que demora para esquentar ou que cozinha de maneira desigual.
Os melhores fornos aquecem rapidamente até a temperatura correta e espalham o calor uniformemente por todo o forno.
Nem sempre você terá a opção de escolher o forno dos seus sonhos, porque, muitas vezes, isso depende das opções disponíveis em sua casa. Tanto de combustível, quanto do tamanho para sua cozinha.
Entretanto, quando falamos de forno de embutir, as opções podem ficar muito mais adaptáveis para o seu espaço e para o que você deseja.
Os melhores fornos de embutir são sempre a gás ou elétrico. Como saber qual é o ideal para mim? Vamos começar com a lista de prós e contras de cada um.
Para escolher o melhor forno que se adequa às suas principais necessidades, vale a pena pensar sobre cada um dos tópicos que vamos abordar – então, sua resposta estará muito mais fácil!
O tamanho “real” do forno é definido pela sua capacidade. A capacidade do forno refere-se à quantidade de comida ou ao tamanho do recipiente que pode conter.
O tamanho, portanto, que você precisa considerar ao comprar um forno é o tamanho do seu interior. Por isso, observe que alguns fornos parecem grandes por fora, mas na verdade são menores por dentro!
Há muitas coisas a se considerar ao decidir sobre a capacidade de compra de um forno específico – por exemplo, o tamanho de sua família.
Abaixo estão algumas das capacidades recomendadas do forno, em litros, para vários tamanhos de famílias:
2 membros – menos de 29 litros
4 membros – 20 a 29 litros
6 membros – mais de 30 litros
Além disso, a capacidade do forno também deve depender de como você pretende usá-lo. Um forno que vai ser utilizado para cozinhar de verdade e para todos os tipos de cozedura irá naturalmente requerer uma capacidade superior à que será usada como mero suplemento na casa.
Dica Brastemp: Certifique-se também de que os pratos, assim como suas assadeiras, fôrmas e outros utensílios de cozinha que você usa regularmente cabem confortavelmente dentro do forno.
Fornos diferentes têm vários tipos painéis de controle, portanto, se houver alguma preferência da forma como você vai usá-lo, confira também o painel. Algumas características básicas de um forno para embutir são:
Relógio ou cronômetro: ajusta corretamente o tempo para cozinhar
Configurações de temperatura: permite que você ajuste a temperatura para cozinhar.
Termostato: detecta e mantém uma temperatura definida para interromper ou promover o fluxo de calor. Isso evita alimentos cozidos demais e forno superaquecido.
Luz do forno: permite ver o interior do forno para verificar o estado dos alimentos que está a cozinhar.
Existem também diversas maneiras de assamento, de acordo com o preparo do seu alimento. Portanto, é importante ler a matéria Como Usar Forno.
Uma característica importante dos fornos é limpeza. Limpar o forno é uma tarefa complicada e desagradável, portanto, lembre-se que facilitar a limpeza do seu forno é ganhar tempo!
Além disso, existe uma facilidade ainda maior em relação à limpeza por conta da tecnologia Cleartec – um revestimento especial esmaltado que evita o acúmulo de sujeiras dentro do seu forno.
Antes de dar o ok na compra do seu forno, não esqueça das informações sobre instalação. Se for a gás, é necessário que haja uma saída para gás natural ou gás de botijão na sua residência.
Por padrão, os fornos Brastemp a gás saem de fábrica para uso em GLP, o gás de botijão. Portanto, se o seu caso for gás natural, é necessário fazer a transformação do produto. Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso portal de atendimento.
Outro fator muito importa é o ponto elétrico. É recomendado, para sua segurança, que você se atente ao local do ponto elétrico do seu fogão.
Segundo a ABNT NBR 5410, é proibido utilizar tomadas atrás ou acima do fogão. O calor pode danificar o cabo de alimentação ou a tomada e causar curto circuito na rede elétrica.